a sua escolha perfeita

Estamos na safra do caqui , entre as espécies existentes - de nome científico Diospyros kaki L., da família das Ebenáceas, estão o coração-de-boi, rama-forte, taubaté, chocolate e estrela. O nome caqui veio de seu continente de origem, a Ásia, e significa amarelo-escuro. As mais vermelhas são mais doces, este doce vem da frutose e não da glicose, como muitos pensam. Por isso, o caqui pode ser liberado para os diabéticos. É uma fruta muito doce, porque a frutose adoça cinco vezes mais que a glicose.
O caqui também é um tônico estomacal, indicado nos casos de problemas do fígado e das vias respiratórias. Quanto ainda está verde, é indicado no combate da diarréia. Ao amadurecer, tem ação laxativa. Isso tudo, porque o caqui é adstringente.
Cada 100g desta fruta possui 72 calorias e é rica em fósforo, vitamina A, C e complexo B, além do licopeno. O licopeno é o pigmento vermelho, importante na prevenção do câncer de próstata. A casca pode ser consumida e é uma forma de se ingerir fibra.
Dicas de Receitas:
Geléia de Caqui
Ingredientes:
1 xícara de (chá) de poupa de caqui bem maduro, 1/2 xícara de (chá) de açúcar, 3 colheres de sopa de suco de limão, 3 pimentas dedo de moça.
Modo de Preparo:
Coloque o caqui, o açúcar e o limão em uma panela, coloque no fogo e mexa até desgrudar do fundo da panela, nesse ponto, corte 1 pimenta com as sementes em rodelinhas finas, e tire a semente das outras 2 e corte-as bem fininhas também, misture com a geléia e deixe no fogo por mais 5 minutos, coloque-a em um vidro esterelizado e leve à geladeira para esfriar destampada, quando esfriar tampe-a. Prazo de validade: 6 meses.
Acompanhamento:
carnes, peixes, frangos, pães, biscoitos e chocolates.
Suflê de caqui light
Ingredientes:
300 g de caqui; - 2 colheres (sopa) de maisena; - ½ colher (chá) de essência de baunilha; - ½ colher (chá) de raspa de limão; - 1 gema batida; - adoçante a gosto; - 3 claras.
Modo de Preparo:
1. Descasque os caquis e coloque-os num processador ou liquidificador. Bata até obter um líquido homogêneo.
2. Coloque o suco de caqui, a maisena e a essência de baunilha numa panela pequena e leve ao fogo baixo para engrossar, mexendo sempre.
3. Retire a panela do fogo e espere esfriar. Acrescente a gema, as raspas de limão e o adoçante e mexa bem até obter um creme homogêneo.
4. Ligue o forno em temperatura média (180 graus).
5. Coloque as claras numa batedeira e bata até o ponto neve. Misture as claras delicadamente ao creme reservado.
6. Distribua o creme em recipientes próprios para suflê e leve imediatamente ao forno pré-aquecido. Deixe assar por cerca de 20 minutos ou até que a superfície comece a dourar.
7. Retire o suflê do forno e sirva imediatamente.
lista dos produtos
- Cebola
- Tomate
- Batata
- Maçã
- Laranja
- Melão
- Pessego
- Nectarina
- Bergamota
- Morango
- Manga
- Melão
- Melancia
- Abacate
- Abacaxi
- Ameixa
- Cenoura
- Limão
- Uva
- Pimentão
- Pimenta
- Repolho
- Alface